top of page
telefone-medhealth-banner.png
Search

Dia dos Namorados - Amor e Prevenção



No Brasil, o dia 12 de junho é uma data muito especial, pois é nesse dia em que se comemora o Dia dos Namorados. Tal data foi escolhida a fim de mostrar que “Não é só com beijo que se comemora o amor”. Apesar de ser uma data na qual se homenageia pessoas queridas, também podemos utilizá-la para conscientização.


Dados coletados pela PeNSE em 2019¹ indicou que 35,4% dos jovens entre 13 e 17 anos já tiveram relação sexual alguma vez na vida, esses números são de extrema importância ao se notar que, nessa mesma pesquisa, apenas 63,3% dos jovens revelaram fazer uso de preservativos. Sabemos que o ato sexual envolve carinho e prazer, mas quais são cuidados necessários para se manter protegidos nesse momento?


Um dos métodos mais eficazes para se proteger contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é o uso da preservativos/camisinhas, não somente masculino, mas também as femininas. Essa proteção deve ser utilizada em todas as relações sexuais, evitando assim a transmissão de infecções como o HIV/aids, de hepatites virais B e C, bem como a gravidez indesejada.²


Para que a relação sexual se torne ainda mais segura, pode ser realizado a dupla proteção, ou seja, conciliar o uso de preservativos/camisinha com outro método contraceptivo de sua escolha.


As ISTs podem afetar pessoas de todos os gêneros, idade, cor, classe social e orientação sexual, por isso, para aproveitar não somente esse Dia dos Namorados, mas também a vida da melhor forma, opte sempre pelo sexo seguro. Sempre se protegendo, e cuidando das pessoas que você ama!



REFERÊNCIAS:

2. http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/infeccoes-sexualmente-transmissiveis/prevencao#:~:text=O%20uso%20da%20camisinha%20

42 views0 comments
bottom of page