Search
  • MKT MDH

Junho Vermelho - Doe Sangue!



O dia 14 de junho foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Doador de sangue e é por esse motivo que no mês junho temos a Campanha de incentivo a doação de sangue.² Esta campanha é essencial para entendermos a importância da doação de sangue, além de sensibilizare estimular a todos a fazerem parte dessa ação tão especial.

Durante o período da pandemia do COVID-19 o Brasil enfrentou uma grande queda no número de doações de sangue. A média nacional é de 1200 doações de sangue por dia, no período de pandemia essa médica caiu para 760 doações por dia.¹. Isso é um dado alarmante!


Você já doou sangue? Sabe o que precisa fazer para realizar a doação?


Para fazer uma doação de sangue deve-se ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, além disso, a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos. Se você é menor de idade (16 e 17 anos), também pode doar, entretanto deve ter uma autorização formal dos pais ou responsáveis para isso.³


Se você deseja doar sangue é importante estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg. No dia da doação você deve levar um documento com foto, evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e não deve estar em jejum.³


Todos os dias, pessoas de diferentes lugares sofrem acidentes, queimaduras e cirurgias que as levam a precisar de transfusão sanguínea, por isso sua ajuda é tão importante. Doar sangue é uma atitude necessária, simples, rápida e que demonstra solidariedade pelo próximo.


Uma única doação de sangue pode salvar vidas, seja você também um doador!


REFERÊNCIAS:

1.https://ufmg.br/comunicacao/noticias/hemocentros-brasileiros-registram-queda-nas-doacoes-de-sangue

2. https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/junho-vermelho-mes-de-conscientizacao-para-a-doacao-de-sangue

3. https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar

4. https://hemoes.es.gov.br/sobre-doacao

9 views0 comments

Recent Posts

See All