Search
  • MKT MDH

Leite Materno: benefícios para mães e filhos



Em maio, no mês do Dia das Mães, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. É uma iniciativa importante para a proteção, apoio e divulgação do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade sobre a necessidade de doação do leite materno. Devemos falar não apenas sobre sua importância como as prevenções e os benefícios que ela causa.


O aleitamento materno é extremamente importante tanto para o bebê quanto para a mãe. Para a criança, é a melhor opção para a alimentação. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, fazendo com que os bebês amamentados fiquem menos doentes e sejam melhor nutridos.


Seja qual for a temperatura do ambiente, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Além de tudo, o leite materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas; funciona como uma ‘vacina’ para eles.


Por outro lado, para a mãe, os benefícios da amamentação são tantos quanto para o filho. O ato de amamentar, por si só, auxilia nas contrações uterinas, estimulando a expulsão da placenta e, assim, diminuindo o risco de hemorragia. Ter este momento com seu bebê também aumenta o fluxo de ocitocina no corpo da mulher, hormônio também conhecido como “composto químico do carinho”, que diminui as chances da mãe desenvolver depressão. Um estudo constatou que as mães com níveis mais elevados de hormônio apresentaram menos sintomas de ansiedade e depressão. Enquanto a mãe continuar amamentando a ocitocina vai ajudá-la a se acalmar, reduzir o estresse e a pressão arterial, e até aumentar a limiar de sua dor.


Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso e de imediato, porém, uma parcela delas precisa ser encorajada e receber ajuda para que possa começar a amamentação. E, além disso, todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. Seja no trabalho, em casa ou até quando estão privadas de liberdade, elas têm o direito de amamentar seu filho no peito. O aleitamento materno também é um direito da criança, pois segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da sociedade garantir condições propícias para o aleitamento materno.


Amamentar garante a saúde da mãe e do bebê, por isso, amamente!


Fonte: UNICEF e Medela


12 views0 comments

Recent Posts

See All