Search
  • MKT MDH

Novembro Azul



Conversar sobre a saúde masculina é extremamente importante, mas sabemos que pode ser um tabu para alguns.

Os homens e o público masculino em geral são conhecidos por serem resistentes em cuidar da própria saúde. Para entender os motivos dessa resistência, é preciso ir além da medicina e adentrar no contexto social e psicológico.

Existe uma necessidade, culturalmente imposta, de simular força e independência o tempo todo. Porém, por trás deste escudo, muitos têm o receio de que em uma consulta de rotina seja descoberto um problema grave, deixando de lado o cuidado preventivo e acessando os serviços de saúde somente quando o problema, ou ainda a doença, já está instaurado. Por isso, o nosso papel aqui é a conscientização para evitar que os homens sejam sabotadores de si mesmos. A campanha “Novembro Azul” destaca a importância da conscientização à respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e na detecção precoce do câncer de próstata, um dos mais comuns entre os homens.

Para tanto, é muito importante conhecer os possíveis sinais e sintomas relacionados ao câncer de próstata e não deixar de lado o cuidado com outras doenças que estão intimamente relacionadas aos maus hábitos, como a pressão alta, diabetes e obesidade.

Fique atento aos seguintes sinais:

  • Dificuldade para urinar;

  • Demora em começar e terminar de urinar;

  • Presença de sangue na urina;

  • Diminuição do jato de urina;

  • Necessidade de urinar mais vezes do que o habitual.

E, lembre-se: homens negros, por questões genéticas, e homens com histórico familiar de câncer de próstata em primeiro grau devem ter atenção redobrada a esses sinais.

Além disso, incentivamos os homens a aproveitarem a campanha Novembro Azul para aprofundarem os cuidados com a saúde, tornando o autocuidado uma prática constante em suas rotinas. Adotar um estilo de vida mais saudável traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo uma das medidas mais eficazes na prevenção de doenças diversas, dentre elas o próprio câncer de próstata. Vamos conferir algumas alguns exemplos de mudanças que trazem um impacto enorme em saúde e qualidade de vida?

  • Realize atividades físicas regulares;

  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras saturadas;

  • Adeque o consumo diário de água;

  • Cesse o tabagismo;

  • Consuma mais alimentos ricos em fibras; são alguns exemplos de mudanças que trazem um impacto enorme em saúde e qualidade de vida.

Ah, e claro, ter um Time de Saúde para conversar sobre a saúde ajuda (e muito!). Os profissionais do Time de Saúde do Sírio-Libanês estão à disposição para elaborar um plano de cuidado que envolve desde a adequação dos seus hábitos de vida, até um acompanhamento em exames e consultas de uma maneira viável e condizente com sua rotina e suas necessidades. E aí, vamos juntos olhar para a sua saúde de maneira integral?


Fonte: Hospital Sírio-Libanês

4 views0 comments

Recent Posts

See All