Search
  • MKT MDH

O que é diabetes?



Ao longo da vida, é importante tomarmos atitudes em nosso dia a dia que nos direcionem a uma vida mais saudável, como praticar esportes; comer mais frutas, verduras e legumes; e buscar momentos de lazer e descontração para fugir do estresse.

Porém, a falta desses hábitos em nossa rotina, ou mesmo a hereditariedade, pode levar crianças, adolescentes, adultos e idosos ao acometimento do Diabetes, uma das doenças mais comuns da atualidade em todo o mundo.

O que é o Diabetes?

Imagine o nosso corpo como a nossa moradia, a insulina como um sistema de alarme e chave e as nossas células como fechaduras. Mas, como tudo isso se relaciona? A insulina atua como um sistema de alarme em nosso corpo. Quando ingerimos algum alimento que contém glicose, como pães por serem carboidratos, a insulina já avisa o corpo todo que tem gente chegando!

Em seguida, ao identificar que quem está chegando traz energia e não é nenhum intruso, a insulina atua com o seu papel de chave para abrir as fechaduras das nossas células. Ao destrancar, a glicose é absorvida e gera energia para o nosso corpo. Esse processo todo, aliás, evita o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, ou ainda o tal “açúcar alto” no sangue.

Se, por acaso, o paciente tiver algum problema na produção ou liberação da insulina, o corpo terá dificuldade na absorção da glicose, ou seja, as portas das células ficarão fechadas. Isso ocasionará altas taxas de açúcar no sangue, e, logo, um possível diagnóstico de Diabetes.

Quais são as classificações existentes do Diabetes?

A classificação do diabetes permite definir as melhores estratégias para o tratamento:

• Diabetes Tipo 1: Ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina em decorrência de um defeito no sistema imunológico. É mais comum em crianças e adolescentes e ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Como principais sintomas podemos destacar: vontade de urinar muitas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso involuntária, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças repentinas de humor, náuseas e vômito.

• Diabetes Tipo 2: Ocorre quando as células resistem à ação da insulina ou quando há uma deficiência em sua secreção. Esse é o tipo mais comum em cerca de 90% dos diabéticos. Em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade e pode ser causado pelos níveis crescentes de obesidade (inclusive a obesidade infantil), alimentação inadequada, falta de atividade física, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides. Os principais sintomas são: infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés, fadiga, sede, fome e urina em excesso.

• Diabetes Gestacional: É ocasionado pela diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir depois do parto. Na maior parte dos casos, a causa é o aumento de peso excessivo durante a gestação.

Existem ainda outros tipos de Diabetes que são originados por fatores genéticos, associados a outras doenças ou pelo uso de medicamentos.

Ah, mas tem tratamento?

Além do tratamento medicamentoso prescrito pelo médico em alguns casos, é importante que todos os diabéticos se conscientizem sobre o tratamento não medicamentoso. O tratamento não medicamentoso envolve os cuidados com o estilo de vida e com os nossos hábitos ─ fatores que são essenciais no controle da doença e que potencializarão o resultado do tratamento, evitando demais complicações.

Como evitar o Diabetes ao longo da vida?

Dê bastante atenção ao autocuidado e à qualidade de vida, com uma boa alimentação e evitando o sedentarismo. Encontre uma atividade física da qual você goste, pratique-a regularmente e cuide da qualidade do seu sono. Realize periodicamente consultas com o nosso Time de Saúde para avaliação e exames de rotina.

Que tal começarmos a prevenção hoje?

O seu Time de Saúde do Sírio-Libanês está esperando por você, prontos para te acolher de forma personalizada. Venha conversar com a gente!


Fonte: Hospital Sírio-Libanês

3 views0 comments

Recent Posts

See All