top of page
telefone-medhealth-banner.png
Search

Os Impactos das IST's e sua conexão com o Carnaval




Com a comemoração do Carnaval, no mês de Fevereiro, a MedHealth reforça a importância da prevenção e controle das IST.


Você sabe o que é IST?


Trata-se da sigla utilizada para caracterizar as Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. São elas: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.


Alguns pacientes ao adquirirem uma IST apresentam sinais e sintomas como corrimento vaginal, corrimento uretral, úlceras genitais etc, que facilitam o diagnóstico, porém, muitos possuem infecção assintomática (sem sintomas), o que torna o diagnóstico mais difícil, aumentando assim o risco de transmissão e agravamento do caso.


Essas infecções podem ser transmitidas principalmente, pelo contato sexual, seja ele oral, vaginal e/ou anal. Por isso, o melhor tratamento para essas patologias é a prevenção, sendo ela realizada pelo uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais, e através realização de exames ginecológicos preventivos anuais.


Além da prevenção, quando enfim diagnosticadas, as IST possuem diversos tratamento eficazes, mas quando não tratadas, podem evoluir com sérias complicações como infecções crônicas do trato genital, câncer cervical e aumento do risco de transmissão e aquisição do HIV.


Por isso, neste Carnaval, e ao longo da vida, coloque a alegria das festas e sua saúde em primeiro lugar, prevenindo-se e protegendo-se sempre.



Vitória Sousa

Bacharel em Enfermagem





REFERÊNCIAS:


https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/ist

https://www.sanarmed.com/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist

https://www.sanarmed.com/o-comportamento-de-risco-e-o-aumento-da-incidencia-dos-casos-de-ist-colunistas

https://www.saude.go.gov.br/noticias/457-saude-reforca-importancia-de-usar-camisinha

37 views0 comments
bottom of page